Envie seu artigo para

quarta-feira, 28 de março de 2007

Pátio de São Pedro

Detentor de uma “energia própria”, caracterização dada pelos próprios visitantes, o Pátio de São Pedro, situado no Bairro de São José, desponta como mais um atrativo histórico-cultural da cidade do Recife. No final da tarde, ainda com o sol se pondo, as pessoas em quantidades tímidas vão chegando, se aproximando, quando que por volta das 8 horas da noite, o Pátio já está completamente lotado, na sua maioria por trabalhadores da redondeza e também pro estudantes e turistas. A atração do público pelo Pátio de São Pedro é explicada pelo potencial turístico e de lazer, afinal é neste reduto bem no coração do Recife, que acontece o ano todo apresentações culturais da expressão popular. É coco, ciranda, forró, frevo, maracatu, afoxés, blocos de carnaval, grupos de samba, manguebeat se apresentando através dos Projetos Terça Negra, Sábado Mangue e Dançando no Pátio, além de outros. A arquitetura do local é um atrativo a parte. Destaca-se a Igreja de São Pedro dos Clérigos, em estilo barroco, com uma fachada bastante rica em detalhes, que recebe à noite uma iluminação especial. A Igreja foi construída no século XVIII, iniciada as obras em 1728 e concluída apenas em 1782. Ao seu redor estão os casarios coloniais coloridos.
Estes são inclusive, onde estão instalados os barezinhos e restaurantes que a região oferece.
Ao falar com os comerciantes dos bares, foi constatado que o ápice de movimento no Pátio de São Pedro é realmente o carnaval. Eles dizem que não há incentivo por parte da prefeitura durante os demais dias do ano, exceto quando há eventos isolados, como a Terça Negra.


O senhor Carlos, o proprietário do bar “O buraco do Sargento”, diz que “As pessoas que já conhecem o Pátio chegam, mas as que o visitam pela primeira vez ficam perdidas”. Os turistas também citaram alguns problemas, como por exemplo, Bruno, de Poços de Caldas/MG, diz que é necessário que haja uma melhor divulgação de linhas de ônibus para esses pontos turísticos.



Como se vê, o Pátio possui um grande potencial para desenvolvimento, porém é necessário que haja mais divulgação a respeito do espaço, da história e dos atrativos que o lugar possui, para que possa ser apreciado não só por pessoas residentes em Recife, mas por pessoas de todo o Brasil e estrangeiros e assim possa contribuir cada vez mais para a preservação e a divulgação do local.



Autores: Elainy Cristina, Isabela Galindo, Marilia Valença e Pamella Coelho
Turismo, UFPE

Nenhum comentário: